3 razões que tornam a CTIL referência em operações portuárias

Conheça os motivos que tornam a Ctil referência em operações portuárias, se destacando no mercado e entre os clientes.

Existem muitos meios de transportar cargas. Um deles, e jamais indefensável, é a via portuária. No Brasil, o sistema de transporte de cargas portuárias é bastante antigo, se não for o primeiro meio de transporte tanto de um continente para outro quanto de um país para outro. Por isso, os portos são extremamente necessários para o nosso país e para toda uma logística universal. 

O sistema portuário brasileiro conta com uma gama de portos, com uma costa de 8,5 mil km navegáveis, sendo que o Brasil movimenta, por ano, cerca de 7 milhões de toneladas de diversas mercadorias e é responsável por cerca de 90% das exportações. O que equivale a um número alto e de sucesso. 

Isso acontece e dá tão certo porque há uma extensa gestão de logística por trás de cada ato, transporte e transação. Mas a logística portuária precisa contar tanto com equipamentos especiais quanto com profissionais qualificados. 

É dentro desse contexto histórico e de sucesso que a CTIL está presente no Brasil, sendo uma das pioneiras em operações portuárias. Como você poderá ler aqui, a CTIL teve o seu início no Brasil em 1922. Após as três primeiras décadas, seus serviços se diversificaram e no leque de serviços prestados entrou, justamente, a operação portuária. 

Ainda, seu primeiro terminal retroportuário surgiu em 1982 e, de lá para cá, muitos desafios e oportunidades surgiram à nossa frente. Sendo assim, o que torna a CTIL tão diferente, sendo referência em operações portuárias?

Variedade de cargas 

Situado no porto público de Rio Grande, um dos nossos diferenciais é que somos capacitados para atender a todos os tipos de cargas, de importação e exportação, incluindo cargas avulsas e conteinerizadas. 

Nesse quesito, atender a logística de cais de que o cliente precisa é prioridade no primeiro contato. Além disso, o transporte até o navio tem todo um processo e se atentar para isso é um dos nossos princípios e um diferencial. 

Certificação 

Certificados como operadores portuários, a CTIL faz parte de um grupo seleto que tem autorização e credibilidade para operar navios no porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Com profissionais qualificados, todos são treinados para atender às variedades de cargas. Os portos no Brasil seguem a regulamentação brasileira do governo federal e a CTIL está dentro de todos esses certificados e regulamentações. 

Profissionalismo 

Não basta estar apenas dentro do regulamento e possuir certificados, a CTIL conta com maquinários de ponta, assim como se preocupa com toda a logística e carga de quem contrata nossos serviços. 

A comunicação com o cliente vem sempre em primeiro lugar, porque entendemos que através do diálogo é que descobrimos como as coisas devem ser feitas. Levar a carga até o navio é o segundo passo, o primeiro se inicia na preocupação do primeiro contato, das transladações de conversas e no desejo e planejamento do que pode e deverá ser feito. 

Ser pioneira no Brasil desperta não somente o desejo de evoluir enquanto empresa, mas um senso de pertencimento inigualável, visto que a CTIL cresceu e se desenvolveu no Brasil.

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A importância do transporte de madeira de forma adequada

Por existir empresas, segmentos e pessoas atuando nos mesmos ramos trabalhistas, destacam-se aqueles que são cada vez mais profissionais, capacitados e que oferecem segurança, otimização de tempo e boa qualidade aos seus contratantes.
A prestação de serviços sempre exigirá grandes responsabilidades, empenho e comprometimento. Se antes as empresas não podiam contar com a internet e a tecnologia, hoje, ela está 100% presente na vida dessas organizações e no modo como elas se comunicam e gerem seus negócios, seja qual for o segmento.
As pessoas procuram por empresas e negócios que, além de lhes prestarem um bom serviço, entendam a sua história e compreendam que os serviços contratados vão além disso. Ainda, devemos entender que por trás de todo negócio e empresa existem vida e grandes sonhos, e que nossa prestação de serviço ajuda a potencializar isso.
Isso porque, a logística, as exigências e as cobranças no mundo atual em relação às empresas tem sido cada vez mais pontuais em suas necessidades e vontades.
Toda essa introdução tem por objetivo preparar você para os tópicos e conceitos a seguir, pois, aqui, falaremos sobre a necessidade e a importância do transporte de madeira de forma adequada, visto que o transporte rodoviário de carga é indispensável na economia do Brasil atualmente, além de ser um dos meios pelos quais as entregas e encomendas chegam em todos os lugares do país.
Se você deseja saber como deve ser feito o transporte de madeiras, continue a leitura deste post.
A mandriar serve para um leque de coisas: postes de luz, cercas, assoalhos, portas, casas, e, além de tudo, é matéria-prima do papel, o que significa que a maioria das folhas e cadernos que fazemos uso vem da madeira. Até ela chegar nesses estados, existe um caminho a ser percorrido e um deles é o seu transporte.
Transporte de madeira
O transporte de madeira exige uma série de regulamentações e princípios para que seja executado de forma segura. Mesmo a legislação determinando algumas normas, que são as oficiais e por onde as transportadoras se embasam para realizar o transporte, outras boas práticas fundamentais também existem.
Legislação
O transporte de madeira é regulamentado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Ele serve como um direcionador aos motoristas de empresas de transportes e, ao consultá-lo, você encontrará um guia de segurança com requisitos básicos.
O material bruto só vai para as estradas se estiver em formato de toras, com comprimentos de 2,5 m. Ainda, elas podem ser armazenadas na vertical ou horizontal, desde que o veículo cumpra com algumas exigências.
Veículo
A recomendação da CONTRAN é que o veículo seja a CVC (combinação veicular de carga) e é ideal para o transporte de madeira porque agrupa a cabine e seus elementos — reboque e semirreboque. O peso do caminhão deve ser superior a 57 toneladas e seu comprimento maior que 19,80 m.
Como deve ser o transporte
Quando na vertical, o transporte de madeira deve ter:
Painéis na frontal e traseira do caminhão;
Duas escoras laterais de metal por tora ou pacote de toras;
Cabo de aço ou cintas de poliéster com capacidade de tracionar a partir de 3.000 quilogramas-força.
Quando na horizontal, o transporte de madeira deve ter:
Organização com as toras mais largas embaixo;
Sistema pneumático ou catracas presas à estrutura do caminhão;
Cabos de aço (mínimo dois), podendo ser substituídos por cintas de poliéster, com capacidade de tracionar a partir de 3.000 quilogramas-força;
Duas ou mais escoras laterais, a partir de 50 cm, reforçadas por salva-vidas em todos os lados da carroceria;
Painel frontal com a mesma largura da carroceria do caminhão.
A altura das toras não pode ultrapassar a altura do caminhão, de forma alguma. Além da licença ambiental, o veículo também passa por inspeções específicas para conquistar as certificações de registro e licenciamento.
Ainda, é exigido o DOF, documento de origem florestal concedido pelo Ibama. Este documento é obrigatório, pois, por meio dele é apresentada a procedência, tipo de corte, armazenamento e dimensões da madeira.
Estabilidade da carga
Um dos principais desafios do transporte de madeira é a segurança e estabilidade da carga. Por isso, a amarração é uma boa estratégia entre as madeiras e o veículo. Como dito acima, cabos de aço ou cintas de poliéster são recomendados nesse quesito, pois são de alta resistência. O uso de cordas foi proibido, devido a sua fragilidade, e este é um ponto que deve ser questionado na hora de contratar empresas que transportam madeiras.
A estabilidade da carga, tanto com as contas quanto com o cabo de aço, previnem acidentes na estrada, protegem o motorista e carregam adequadamente a carga, evitando tombamentos e danos à malha viária.
Ademais, não abusar do excesso de carga é essencial para que os acidentes não ocorram e fiquem seguros dentro dos itens de segurança.
Carga e descarga
Tão importante quanto o carregamento, o empilhamento e a segurança durante o transporte da madeira é sua descarga, pois o ato exige bons equipamentos e profissionalismo. Nesse quesito, pessoas qualificadas para fazer o descarregamento são de suma importância.
Ainda, o maquinário usado precisa estar dentro das leis e regulamentações, oferecendo agilidade e boa performance. Dentro da legislação ambientação, também é possível descarregar de forma manual, mas, para isso, a segurança do trabalhador também deve ser garantida, por meio de luvas, proteção ao corpo, capacetes e itens almofadados, para não machucar ombros e coluna.
Percebe que mesmo não sendo simples, ainda assim é possível? Construir uma empresa dentro das leis, assegurar o cliente e se comprometer com os funcionários pode demandar mais gastos e capacitação de ambos, mas, no fim, segurança e profissionalismo se tornam o carro chefe, e é isso o que as empresas procuram.
A CTIL está há anos no mercado, sempre inovando e regulamentado-se dentro dos processos e leis de transporte de cargas.
A CTIL é especialista no transporte de madeira, essa modalidade é uma das nossas principais atuações dentre os diversos produtos que transportamos, estando sempre dentro das leis exigidas, tendo uma logística de tráfego de ponta a ponta, desde a retirada da madeira dos veículos até ao Porto em navios para as embarcações. Dentro das normas legais, seguimos nos aprimorando sempre, para atender com excelência nossos clientes.
Entre em contato conosco por aqui e saiba mais. Abraços e até a próxima.

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