Conheça mais sobre o armazém geral de cargas da Ctil

Saiba como funciona o armazém geral de cargas, onde são depositadas as mercadorias e quais os procedimentos necessários para o seu controle.

Como nada na vida é à base de sorte, é claro e evidente que não podemos contar com ela para proteger e nos assegurar em relação às nossas mercadorias, você concorda? 

Foi pensando na proteção e segurança de mercadorias que começou a existir um meio de armazenamento chamado armazém geral de cargas. 

Caso você ainda não saiba do que se trata, continue a leitura deste artigo que logo mais explicaremos tudo. 

Armazém geral de cargas, o que é?

Armazém geral de cargas é uma empresa de cunho privado ou uma categoria de determinada empresa, cuja finalidade é receber e manter em segurança mercadorias recebidas de terceiros.

Como mencionado acima, o intuito do armazém geral de cargas é manter seguras e protegidas as mercadorias que recebe e resguarda, dentro de uma logística que beneficia tanto a empresa privada, dona do armazém, quanto a mercadoria de outras empresas ou contextos similares a este. 

Por isso, todo armazém, ao receber mercadorias deve: 

  • Receber; 
  • Armazenar; 
  • Etiquetar; 
  • Conferir. 

Por que todo esse protocolo? Justamente por isso: a mercadoria é de terceiros, logo, a integridade dela deve ser mantida. 

Caso precisemos, onde encontramos? 

Por uma questão de logística, no que envolve entregas, acessibilidades e otimização de tempo em relação aos prazos de entrega, geralmente, os armazéns ficam localizados nas grandes capitais. Isso porque, ter um ponto fixo, flexível para todos, é ideal nesse processo. 

A Ctil logística, por exemplo, tem o seu armazém geral de cargas situado na região portuária do Rio Grande do Sul, disponibilizando assim vários pontos de acesso a ele. Ademais, nosso lema é a logística integrada, pois sabemos que, hoje, o viável é que cada um contribua e acrescente com aquilo que sabe. 

Conheça nosso armazém

Nossos armazéns gerais de cargas recebem e armazenam, proporcionando estufagens e desovas, mercadorias avulsas, cargas paletizadas e bobinas em geral.

Além disso, nossos armazéns contam com uma esteira transportadora para a estufagem especial de grãos e assemelhados, o que nos possibilita o carregamento, desde o armazém até o contêiner.

Para tanto, temos todos os protocolos que o cliente precisa, desde as notas fiscais à conferência simplificada na hora do carregamento ou da descarga. 

Controle de mercadoria 

Essa etapa é fundamental, pois é nesse quesito que asseguramos o nosso cliente acerca da proteção da mercadoria que está armazenada em nossos armazéns. Por isso, conforme as mercadorias vão sendo movimentadas, nós também vamos tendo o controle dela em cada etapa. 

Mas você também pode conferir mais aqui. A seriedade e o profissionalismo que visa sempre atender às expectativas são essenciais e pilares extremamente importantes em nossa empresa. 

Nossos serviços estão à sua disposição, que entende a importância de se sentir assegurado e protegido naquilo que coloca em nossas mãos, como suas mercadorias, suas cargas e afins. 

Desse modo, você pode solicitar um orçamento nesse link e um dos nossos especialistas prontamente lhe responderá, para sanar todas as suas dúvidas e esclarecer ainda mais a sua mente acerca dos nossos serviços.

Compartilhar:

Mais Postagens

A importância do transporte de madeira de forma adequada

Por existir empresas, segmentos e pessoas atuando nos mesmos ramos trabalhistas, destacam-se aqueles que são cada vez mais profissionais, capacitados e que oferecem segurança, otimização de tempo e boa qualidade aos seus contratantes.
A prestação de serviços sempre exigirá grandes responsabilidades, empenho e comprometimento. Se antes as empresas não podiam contar com a internet e a tecnologia, hoje, ela está 100% presente na vida dessas organizações e no modo como elas se comunicam e gerem seus negócios, seja qual for o segmento.
As pessoas procuram por empresas e negócios que, além de lhes prestarem um bom serviço, entendam a sua história e compreendam que os serviços contratados vão além disso. Ainda, devemos entender que por trás de todo negócio e empresa existem vida e grandes sonhos, e que nossa prestação de serviço ajuda a potencializar isso.
Isso porque, a logística, as exigências e as cobranças no mundo atual em relação às empresas tem sido cada vez mais pontuais em suas necessidades e vontades.
Toda essa introdução tem por objetivo preparar você para os tópicos e conceitos a seguir, pois, aqui, falaremos sobre a necessidade e a importância do transporte de madeira de forma adequada, visto que o transporte rodoviário de carga é indispensável na economia do Brasil atualmente, além de ser um dos meios pelos quais as entregas e encomendas chegam em todos os lugares do país.
Se você deseja saber como deve ser feito o transporte de madeiras, continue a leitura deste post.
A mandriar serve para um leque de coisas: postes de luz, cercas, assoalhos, portas, casas, e, além de tudo, é matéria-prima do papel, o que significa que a maioria das folhas e cadernos que fazemos uso vem da madeira. Até ela chegar nesses estados, existe um caminho a ser percorrido e um deles é o seu transporte.
Transporte de madeira
O transporte de madeira exige uma série de regulamentações e princípios para que seja executado de forma segura. Mesmo a legislação determinando algumas normas, que são as oficiais e por onde as transportadoras se embasam para realizar o transporte, outras boas práticas fundamentais também existem.
Legislação
O transporte de madeira é regulamentado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Ele serve como um direcionador aos motoristas de empresas de transportes e, ao consultá-lo, você encontrará um guia de segurança com requisitos básicos.
O material bruto só vai para as estradas se estiver em formato de toras, com comprimentos de 2,5 m. Ainda, elas podem ser armazenadas na vertical ou horizontal, desde que o veículo cumpra com algumas exigências.
Veículo
A recomendação da CONTRAN é que o veículo seja a CVC (combinação veicular de carga) e é ideal para o transporte de madeira porque agrupa a cabine e seus elementos — reboque e semirreboque. O peso do caminhão deve ser superior a 57 toneladas e seu comprimento maior que 19,80 m.
Como deve ser o transporte
Quando na vertical, o transporte de madeira deve ter:
Painéis na frontal e traseira do caminhão;
Duas escoras laterais de metal por tora ou pacote de toras;
Cabo de aço ou cintas de poliéster com capacidade de tracionar a partir de 3.000 quilogramas-força.
Quando na horizontal, o transporte de madeira deve ter:
Organização com as toras mais largas embaixo;
Sistema pneumático ou catracas presas à estrutura do caminhão;
Cabos de aço (mínimo dois), podendo ser substituídos por cintas de poliéster, com capacidade de tracionar a partir de 3.000 quilogramas-força;
Duas ou mais escoras laterais, a partir de 50 cm, reforçadas por salva-vidas em todos os lados da carroceria;
Painel frontal com a mesma largura da carroceria do caminhão.
A altura das toras não pode ultrapassar a altura do caminhão, de forma alguma. Além da licença ambiental, o veículo também passa por inspeções específicas para conquistar as certificações de registro e licenciamento.
Ainda, é exigido o DOF, documento de origem florestal concedido pelo Ibama. Este documento é obrigatório, pois, por meio dele é apresentada a procedência, tipo de corte, armazenamento e dimensões da madeira.
Estabilidade da carga
Um dos principais desafios do transporte de madeira é a segurança e estabilidade da carga. Por isso, a amarração é uma boa estratégia entre as madeiras e o veículo. Como dito acima, cabos de aço ou cintas de poliéster são recomendados nesse quesito, pois são de alta resistência. O uso de cordas foi proibido, devido a sua fragilidade, e este é um ponto que deve ser questionado na hora de contratar empresas que transportam madeiras.
A estabilidade da carga, tanto com as contas quanto com o cabo de aço, previnem acidentes na estrada, protegem o motorista e carregam adequadamente a carga, evitando tombamentos e danos à malha viária.
Ademais, não abusar do excesso de carga é essencial para que os acidentes não ocorram e fiquem seguros dentro dos itens de segurança.
Carga e descarga
Tão importante quanto o carregamento, o empilhamento e a segurança durante o transporte da madeira é sua descarga, pois o ato exige bons equipamentos e profissionalismo. Nesse quesito, pessoas qualificadas para fazer o descarregamento são de suma importância.
Ainda, o maquinário usado precisa estar dentro das leis e regulamentações, oferecendo agilidade e boa performance. Dentro da legislação ambientação, também é possível descarregar de forma manual, mas, para isso, a segurança do trabalhador também deve ser garantida, por meio de luvas, proteção ao corpo, capacetes e itens almofadados, para não machucar ombros e coluna.
Percebe que mesmo não sendo simples, ainda assim é possível? Construir uma empresa dentro das leis, assegurar o cliente e se comprometer com os funcionários pode demandar mais gastos e capacitação de ambos, mas, no fim, segurança e profissionalismo se tornam o carro chefe, e é isso o que as empresas procuram.
A CTIL está há anos no mercado, sempre inovando e regulamentado-se dentro dos processos e leis de transporte de cargas.
A CTIL é especialista no transporte de madeira, essa modalidade é uma das nossas principais atuações dentre os diversos produtos que transportamos, estando sempre dentro das leis exigidas, tendo uma logística de tráfego de ponta a ponta, desde a retirada da madeira dos veículos até ao Porto em navios para as embarcações. Dentro das normas legais, seguimos nos aprimorando sempre, para atender com excelência nossos clientes.
Entre em contato conosco por aqui e saiba mais. Abraços e até a próxima.

FALE COM UM ESPECIALISTA

FALE COM UM ESPECIALISTA